Projeto Descobrindo um novo mundo

NOME DO SERVIÇO, PROGRAMA, PROJETO E BENEFÍCIO SOCIOASSISTENCIAL:

 

Projeto Descobrindo um novo mundo

OBJETIVO (S):

 

Desenvolver o letramento para jovens, adultos e idosos de caráter interdisciplinar.

PÚBLICO-ALVO:

 

Jovens, adultos e idosos da comunidade São Miguel e adjacência.

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL:

 

Comunidade São Miguel e adjacência

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS: Informar o número de profissionais, a função e o vínculo empregatício.

 

– Facilitador (parceria com programa SESC LER)

RECURSOS FINANCEIROS QUE FORAM UTILIZADOS: Descrever os recursos financeiros, especificando a origem do (s) recurso (s), o valor que foi utilizado e os gastos.

 

Recursos provenientes de parceria com o SESC CE (através do programa SESC LER).

 

ATIVIDADES REALIZADAS:

 

  • Oficina de letramento diariamente no turno da noite.

 

METAS PROGRAMADAS:

 

20 pessoas

METAS EXECUTADAS:

 

20 pessoas

FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS: A entidade deve descrever quais foram as estratégias utilizadas para favorecer a participação dos usuários, como no relatório de atividades deve conter como se deu a forma de participação dos usuários em todas as etapas do plano, como lista de frequência, fotografias, vídeos, relatório de planejamento ou reuniões em que constem a participação dos usuários.

 

O Projeto Descobrindo um novo mundo, uma parceria com o Programa SESC LER (SESC), consistiu no atendimento integrado de jovens, adultos e idosos não escolarizados, da comunidade São Miguel e adjacência. Ele ocorreu de segunda à sexta no turno da noite (18h às 21h) trazendo para os beneficiários o conceito abrangente de alfabetização. O projeto não apenas ensinou a ler, mas mostrou a importância da leitura e da escrita no cotidiano de cada um, integrando cultura, lazer e estimulando a ação comunitária, o desenvolvimento cultural e a cidadania.

 

A permanência mínima no projeto é de 01 ano (com possibilidade de extensão, seguindo o ritmo de cada um).

 

RESULTADOS ALCANÇADOS:

 

Constate prática de diálogo entre educador e educandos, refletindo não somente a leitura e a escrita mas também as experiências de cada um através do desenvolvimento de atividades práticas. De forma que o aprendizado torna-se prazeroso conforme relato dos participantes.

 

DIFICULDADES ENCONTRADAS:

 

Faltas frequentes.

PROPOSTA PARA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES:

 

Conscientização da importância da presença de cada um para o objetivo e permanência do mesmo na comunidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.